terça-feira, agosto 31, 2010

Atos Gastronômicos + memento 832

Dando continuidade ao assunto culinário de ontem, hoje apresentamos com muito orgulho os símbolos e um pouco do projeto Atos Gastronômicos.


O projeto está sendo desenvolvido pelo chef, amigo e querido Ricardo Ortega [mais conhecido como Bigato] e pela super bailarina, atriz, amiga e querida Cristiane Oliveira [+ em  www.destilarpele.blogspot.com ],
e é algo extraordinário, vai além do simples degustar uma boa comida, é uma experiência sinestésica que alia o ato de comer com arte.
Para aguçar a curiosidade, estes são os símbolos desenvolvidos pela memento 832 para expressar o que são os cinco Atos, estas marcas serão utilizadas em todo material gráfico, internet, papelaria, convites, cartões, etc.
Deguste uma breve explicação dos elementos de cada um dos cinco atos.


Todos as bases dos elementos são circulares, com cinco pontos e  trazem a ideia do ciclo, do movimento, do traçado da estrela, do pentágono, e dos 05 sentidos, e estes em união. O banquete faz referência ao símbolo heráldico da flor-de-lis, muito presente em sinetes (representando brasões da nobreza, sobretudo a francesa),  e também representa o norte da bússola. A nobreza também era associada a abundância de comida... a utilização das carnes... também faz referência ao jejum como é proposto no projeto Atos.


Da flor-de-lis e da base circular de cinco pontos vem o símbolo da alquimia _ a borboleta, a transformação. A presença do 3 (três) representa a tríade _ TRANSMUTAÇÃO, ELIXIR (medicina) e TRANSCENDÊNCIA.


Traz a idéia do centro, do homem e dos sentidos, também se refere ao bom selvagem.
O ponto é o começo. A simplicidade deste simbolo é a volta ao inicio, ao puro.


As linhas reforçam o movimento, unem os sentidos e ampliam o centro. Tem referências orientais do yin- yang. O desenho é a mistura dos temperos, dos aromas. Todos os elementos, e mais evidente no Selvageria e no Rasa, está a ideia do banquete, criando a imagem de uma conversa em círculo vista de cima.


Também tem a presença do 3, do equilibrio, harmonia. Além da folha (videira e trigo), também representa o homem (renascimento).

Repare que o símbolo ATOS GASTRONÔMICOS  [primeiro do começo da postagem] é a junção de todos os outros.
Estes elementos traduzem um pouco de cada história, cada cheiro, cada sentido.
Eles significam isoladamente, mas também no conjunto da obra.

Breve, espero ter estes símbolos rodando o mundo em restaurantes do amigo chef Ricardo.
Um abraço enorme para Belo Horizonte, moradia destes dois grandes amigos cosmopolitas e araraquarenses.

Um comentário:

  1. OLÁ MENINAS
    FIQUEI MUITO FELIZ DE VER O TRABALHO EDITADO E SENDO DIFUNDIDO PELO MUNDO ESPERO EM BREVE CONCRETIZAR ESTE PROJETO EM CONJUNTO COM A CRIATIVIDADE DESSAS DUAS PROFISSIONAIS DE PESO E MUITO QUERIDA POR ESTE HUMILDE ESTUDIOSO DA CULINÁRIA.
    RICARDO ORTEGA

    ResponderExcluir